Apostila EMPRAPA 2024 ESSA APOSTILA, ESTÁ DIRECIONADA AOS CONTEÚDOS PRINCIPAIS COBRADOS NO EDITAL, APOSTILA ATUALIZADA DE ACORDO COM O EDITAL 2024, APOSTILA PERSONALIZADA.
LÍNGUA PORTUGUESA
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
LÍNGUA INGLESA
1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos. 3 Versão do Português para o Inglês: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do textofonte; correção morfossintática e lexical. 4 Tradução do Inglês para o Português: fidelidade ao texto‐fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto‐fonte; correção morfossintática e lexical.
NOÇÕES DE LÓGICA E DE ESTATÍSTICA
1 Raciocínio lógico. 1.1 Estruturas lógicas. 1.2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 1.3 Lógica sentencial (ou proposicional). 1.3.1 Proposições simples e compostas. 1.3.2 Tabelas-verdade. 1.3.3 Equivalências. 10.3.4 Leis de Morgan; problemas. 2 Noções de estatística. 2.1 População e amostra. 2.2 Histogramas e curvas de frequência. 2.3 Medidas de posição: média, moda, mediana e separatrizes. 2.4 Medidas de dispersão absoluta e relativa. 2.5 Probabilidade condicional, independência. 2.6 Variável aleatória e funções de distribuição
ÉTICA E LEGISLAÇÃO
1 Código de Conduta, Ética e Integridade da Embrapa (disponível no endereço eletrônico https://www.embrapa.br/documents/10180/56556577/C%C3%B3digo_Conduta_Etica_Integridade_daE mbrapa.pdfRC207.pdf/caa4d33e-7a5a-d048-0da7-12583d0eaf64). 2 Estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios: Lei nº 13.303/2016 e Decreto nº 8.945/2016 e alterações. 3 Estatuto da Embrapa aprovado em 24/04/2024 (disponível no endereço eletrônico https://www.embrapa.br/documents/10180/36830205/8%C2%AA+AGO+24abr2024+- +Estatuto/f6eadc9b-65aa-36c0-27ee-bfffdbb7358f). 4 Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD: Lei nº 13.709/2018 e suas alterações.
PLANO DIRETOR DA EMBRAPA: Plano Diretor da Embrapa 2024-2030 (disponível no endereço eletrônico https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1163372/1/PDE-2024-2030.pdf).
ATUALIDADES
1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como cultura, desenvolvimento sustentável, economia, ecologia, educação, energia, mudanças climáticas, política, relações internacionais, saúde, segurança, sociedade, tecnologia e transportes.
CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES
ÁREA 16: TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO:
1 Boas práticas em gerenciamento de projetos. 2 Comunicação organizacional. 3 Exploração comercial de ativos tecnológicos. 4 Ferramentas e métodos da nova economia. 5 Gestão de crises, comunicação estratégica e relacionamento com stakeholders. 6 Gestão da inovação e capacidade tecnológica. 7 Gestão de parcerias e cooperação técnica. 8 Gestão do conhecimento. 8.1 Conceitos de criatividade, inovação, cognição, metacognição, tecnologia, conhecimento. 8.2 Noções de gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional. 8.3 Tecnologia convencional, tecnologia social e tecnologia digital. 9 Instrumentos de estímulo à inovação nas instituições científica, tecnológica e de inovação (ICTs) e nas empresas. 10 Marco legal de CT&I (Lei nº 13.243/2016 e Decreto nº 9.283/2018). 10.1 Fundamentos e aplicações relacionados a inovação, ambientes promotores de inovação e ecossistemas de inovação. 11 Marketing digital e mídias sociais. 12 Marketing e comunicação. 12.1 Conceitos de marketing. 12.2 Importância do marketing, da comunicação e do planejamento estratégico para as organizações. 12.3 Marketing institucional e imagem da marca. 13 Mecanismos de transferência de tecnologia e propriedade intelectual. 14 Noções de inovação: conceito, transferência de tecnologia, inovação fechada, market-pull, technology-push, inovação aberta. 15 Noções de modelos de negócios. 16 Noções de sociologia rural, princípios e conceitos de transversalidade, interdisciplinaridade, sustentabilidade, história e cultura de povos tradicionais e agricultores familiares. 17 Propriedade intelectual: proteção, patentes e transferência de conhecimento.
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS CARGO 40001151: ANALISTA – ÁREA: TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO – SUBÁREA: GESTÃO DE PARCERIAS, PORTFÓLIOS E NEGÓCIOS PARA A INOVAÇÃO
1 Desenvolvimento de negócios e comercialização de tecnologias. 1.1 Transformação de inovações tecnológicas em negócios viáveis, com foco em estratégias de mercado e modelos de negócios. 1.2 Estratégias de comercialização e valorização de tecnologias. 1.3 Fontes de financiamento de negócios para inovação: capital de risco, fundos de investimento, crowdfunding, incentivos fiscais. 1.4 Exploração comercial de ativos tecnológicos em diferentes escalas de TRL, inovação digital − IA, IoT, blockchain. 1.5 Estratégias para criar parcerias eficazes entre os setores público e privado para a inovação tecnológica. 2 Fundamentos da inovação. 2.1 Conceito de inovação (descoberta × invenção × inovação). 2.2 Tipos de inovação. 2.3 Fontes de conhecimento para inovação. 2.4 Atividades inovativas. 2.5 Graus da inovação: incremental × radical. 2.6 Processo de inovação. 2.7 Características da inovação: path-dependence, construída no longo prazo, capacidade dinâmica, potencializada pela cooperação. 3 Gestão de parcerias estratégicas. 3.1 Tipos de parcerias: joint ventures, alianças, acordos de cooperação técnica, parcerias público-privada para inovação. 3.2 Gestão de contratos. 3.3 Formas de interação com o ambiente de inovação: relação com startups, incubadoras e aceleradoras, hubs, parques tecnológicos, polos de inovação. 4 Gestão de projetos de inovação. 4.1 Metodologias ágeis. 4.2 Práticas de melhoria contínua. 4.3 Proposição de melhorias nos processos de desenvolvimento. 4.4 Design thinking, lean startup, Agile/SCRUM. 4.5 Escalas de maturidade de soluções − TRL, MRL, CRL, IRL. 5 Gestão de portfólios de tecnologias e serviços. 5.1 Seleção e priorização de projetos, tecnologias e serviços. 5.2 Avaliação de riscos e uso de ferramentas de gestão: balanced scorecard, roadmaps. 6 Processo de transferência de tecnologia. 6.1 Formas de gestão da transferência de tecnologia. 6.2 Conceito de gestão da transferência de tecnologia e sua relação com o planejamento estratégico. 6.3 Modelos de gestão da transferência de tecnologia. 6.4 Prospecção de parcerias. 6.5 Termos contratuais para formalização. 6.6 Modelos de negócio para inovação. 6.7 Modelos de transferência de tecnologia: compreensão dos diferentes modelos de transferência de tecnologia, modelo linear de difusão e modelos de inovação aberta, aplicados em contextos institucionais e industriais. 6.8 Modalidades de captura de valor em contratos de exploração comercial de tecnologias, produtos e serviços.
1 x de R$90,00 sem juros | Total R$90,00 | |
2 x de R$49,17 | Total R$98,33 | |
3 x de R$33,26 | Total R$99,77 | |
4 x de R$25,20 | Total R$100,79 | |
5 x de R$20,26 | Total R$101,32 | |
6 x de R$16,98 | Total R$101,85 | |
7 x de R$14,58 | Total R$102,05 | |
8 x de R$12,82 | Total R$102,57 | |
9 x de R$11,47 | Total R$103,22 | |
10 x de R$10,36 | Total R$103,60 | |
11 x de R$9,46 | Total R$104,09 | |
12 x de R$8,70 | Total R$104,44 |