Apostila EMPRAPA 2024 ESSA APOSTILA, ESTÁ DIRECIONADA AOS CONTEÚDOS PRINCIPAIS COBRADOS NO EDITAL, APOSTILA ATUALIZADA DE ACORDO COM O EDITAL 2024, APOSTILA PERSONALIZADA.
LÍNGUA PORTUGUESA
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
LÍNGUA INGLESA
1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos. 3 Versão do Português para o Inglês: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do textofonte; correção morfossintática e lexical. 4 Tradução do Inglês para o Português: fidelidade ao texto‐fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto‐fonte; correção morfossintática e lexical.
NOÇÕES DE LÓGICA E DE ESTATÍSTICA
1 Raciocínio lógico. 1.1 Estruturas lógicas. 1.2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 1.3 Lógica sentencial (ou proposicional). 1.3.1 Proposições simples e compostas. 1.3.2 Tabelas-verdade. 1.3.3 Equivalências. 10.3.4 Leis de Morgan; problemas. 2 Noções de estatística. 2.1 População e amostra. 2.2 Histogramas e curvas de frequência. 2.3 Medidas de posição: média, moda, mediana e separatrizes. 2.4 Medidas de dispersão absoluta e relativa. 2.5 Probabilidade condicional, independência. 2.6 Variável aleatória e funções de distribuição
ÉTICA E LEGISLAÇÃO
1 Código de Conduta, Ética e Integridade da Embrapa (disponível no endereço eletrônico https://www.embrapa.br/documents/10180/56556577/C%C3%B3digo_Conduta_Etica_Integridade_daE mbrapa.pdfRC207.pdf/caa4d33e-7a5a-d048-0da7-12583d0eaf64). 2 Estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios: Lei nº 13.303/2016 e Decreto nº 8.945/2016 e alterações. 3 Estatuto da Embrapa aprovado em 24/04/2024 (disponível no endereço eletrônico https://www.embrapa.br/documents/10180/36830205/8%C2%AA+AGO+24abr2024+- +Estatuto/f6eadc9b-65aa-36c0-27ee-bfffdbb7358f). 4 Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD: Lei nº 13.709/2018 e suas alterações.
PLANO DIRETOR DA EMBRAPA: Plano Diretor da Embrapa 2024-2030 (disponível no endereço eletrônico https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1163372/1/PDE-2024-2030.pdf).
ATUALIDADES
1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como cultura, desenvolvimento sustentável, economia, ecologia, educação, energia, mudanças climáticas, política, relações internacionais, saúde, segurança, sociedade, tecnologia e transportes.
CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES
ÁREA 16: TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO:
1 Boas práticas em gerenciamento de projetos. 2 Comunicação organizacional. 3 Exploração comercial de ativos tecnológicos. 4 Ferramentas e métodos da nova economia. 5 Gestão de crises, comunicação estratégica e relacionamento com stakeholders. 6 Gestão da inovação e capacidade tecnológica. 7 Gestão de parcerias e cooperação técnica. 8 Gestão do conhecimento. 8.1 Conceitos de criatividade, inovação, cognição, metacognição, tecnologia, conhecimento. 8.2 Noções de gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional. 8.3 Tecnologia convencional, tecnologia social e tecnologia digital. 9 Instrumentos de estímulo à inovação nas instituições científica, tecnológica e de inovação (ICTs) e nas empresas. 10 Marco legal de CT&I (Lei nº 13.243/2016 e Decreto nº 9.283/2018). 10.1 Fundamentos e aplicações relacionados a inovação, ambientes promotores de inovação e ecossistemas de inovação. 11 Marketing digital e mídias sociais. 12 Marketing e comunicação. 12.1 Conceitos de marketing. 12.2 Importância do marketing, da comunicação e do planejamento estratégico para as organizações. 12.3 Marketing institucional e imagem da marca. 13 Mecanismos de transferência de tecnologia e propriedade intelectual. 14 Noções de inovação: conceito, transferência de tecnologia, inovação fechada, market-pull, technology-push, inovação aberta. 15 Noções de modelos de negócios. 16 Noções de sociologia rural, princípios e conceitos de transversalidade, interdisciplinaridade, sustentabilidade, história e cultura de povos tradicionais e agricultores familiares. 17 Propriedade intelectual: proteção, patentes e transferência de conhecimento.
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS CARGO 40001348: ANALISTA – ÁREA: TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO – SUBÁREA: INOVAÇÃO SOCIAL
1 Mapeamento das demandas por informação tecnológica. 2 Identificação das fontes de informação tecnológica e das formas de acesso a essas fontes. 3 Levantamento e avaliação das estratégias, dos canais e dos instrumentos de comunicação utilizados para repassar a informação tecnológica para os públicos alvo. 4 Relacionamento dos principais tipos de informação tecnológica demandados pelos produtores cooperados. 5 Relação entre inovação social e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 6 Tecnologias Sociais. 6.1 Desenvolvimento e aplicação de soluções tecnológicas com foco em inclusão social no meio rural. 7 Participação Comunitária e Co-criação. 7.1 Métodos de engajamento comunitário e práticas de co-criação de soluções. 8 Métodos participativos de diagnóstico e transferência de tecnologias. 9 Design de cooperação de PD&I para o desenvolvimento e atividades com foco em inovação social. 10 Tecnologia convencional, tecnologia social e tecnologia digital. 11 Gestão de negócios tecnológicos. 11.1 Transferência de tecnologia, comunicação empresarial e negócios tecnológicos. 11.2 Elaboração de planos de negócios, planos de marketing, estudos e prospecção de demandas tecnológicas. 11.3 Identificação de oportunidades. 11.4 Visão da Gestão de Projetos. 11.5 Elaboração de portfólio de produtos e serviços. 11.6 Planejamento e análise/pesquisa de mercado. 12 Conceitos de Inovação. 13 Modelos de inovação nas instituições. 14 Condições para inovação e os modelos de Gestão para a inovação. 15 Inovação na perspectiva da cadeia de valor. 16 Processo de gestão da inovação. 17 Papel da propriedade intelectual no processo inovativo. 18 Inovação e estratégia competitiva. 19 Ecossistema de inovação: movimento de startups ou empresas inovadoras. 20 Processos de inovação e desenvolvimento de produtos. 21 Gestão do conhecimento: conceitos de criatividade, inovação, cognição, metacognição, tecnologia, conhecimento. 22 Importância do marketing, da comunicação e do planejamento estratégico para as organizações. 23 Organizações e seus produtos: bens, serviços e ideias. 24 Marketing institucional e imagem de marca. 25 Marketing de produtos e serviços agrícolas.
1 x de R$90,00 sem juros | Total R$90,00 | |
2 x de R$49,17 | Total R$98,33 | |
3 x de R$33,26 | Total R$99,77 | |
4 x de R$25,20 | Total R$100,79 | |
5 x de R$20,26 | Total R$101,32 | |
6 x de R$16,98 | Total R$101,85 | |
7 x de R$14,58 | Total R$102,05 | |
8 x de R$12,82 | Total R$102,57 | |
9 x de R$11,47 | Total R$103,22 | |
10 x de R$10,36 | Total R$103,60 | |
11 x de R$9,46 | Total R$104,09 | |
12 x de R$8,70 | Total R$104,44 |