LÍNGUA PORTUGUESA
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial. 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero. 8 Correspondência oficial, conforme Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília (https://cdt.unb.br/images/CDT/Arquivos/Docs_institucionais/Normas_para_padronizacao_de_documentos _da_UnB_.pdf).
LEGISLAÇÃO E ÉTICA NA ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA
1 Ética e função pública. 2 Ética no setor público. 2.1 Decreto nº 1.171/1994 e suas alterações (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal). 3 Lei nº 8.112/1990 e suas alterações (regime jurídico dos servidores públicos civis da União). 4 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 4.1 Disposições gerais. 4.2 Atos de improbidade administrativa. 5 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (processo administrativo). 6 Lei nº 14.133/2021 e suas alterações (licitações e contratos). 7 Lei nº 11.091/2005 e suas alterações (Plano de Cargos e Carreiras dos Cargos Técnico‐Administrativos em Educação). 8 Estatuto e Regimento Geral da Universidade de Brasília (disponível em https://www.unb.br/images/Documentos/Estatuto_e_Regimento_Geral_UnB.pdf). 9 Assédio no Serviço público. 9.1 Definição e tipos de assédio. 9.2 Impactos do assédio no ambiente de trabalho. 9.3 Estratégias de prevenção e combate. 10 Discriminação no serviço público. 10.1 Tipos de discriminação. 10.2 Consequências da discriminação. 10.3 Promoção de igualdade e diversidade. 11 Lei nº 13.709/2018 (Lei geral de proteção de dados pessoais). 12 Acesso à informação (Lei nº 12.527/2011 e Decreto nº 7.724/2012).
NOÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
1 Noções de sistema operacional (Windows). 1.1 Manipulação de arquivos e pastas. 1.2 Tipos de arquivos e suas extensões. 1.3 Procedimentos de backup. 1.4 Windows Explorer. 2 Microsoft Office 365. 2.1 Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, OneDrive e SharePoint. 3 Redes de computadores. 3.1 Programas de navegação (Google Chrome, Firefox e Edge). 3.2 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.3 Procedimentos de segurança. 3.4 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 3.5 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall e antispyware). 4 Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – parte operacional.
ATUALIDADES (SOMENTE PARA A PROVA DISCURSIVA)
1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
SISTEMAS OPERACIONAIS
1 Conceitos e configurações básicas de MS Windows Server 2012 e superiores (DNS, DHCP, Exchange; serviços de diretório Active Directory, GPO, failover clustering; protocolos Kerberos e NTLM, file server, replicação e desduplicação) e Linux (sistema de arquivos EXT4, BTRFS e XFS, conceitos de LVM, gerenciamento de processos). 2 Gerenciamento de memória, processos, entrada e saída. 2.1 Conceito de processo e threads. 2.2 Gerenciamento de memória: memória real e memória virtual, paginação, segmentação, segmentação com paginação e swap. 2.3 Tipos de processamento: batch e transacional. 2.4 Administração de usuários, grupos, permissões e controles de acesso. 3 Noções de serviços de diretórios (lightweight directory access protocol – LDAP). 4 Virtualização de servidores. 5 Ferramentas de alta disponibilidade. 6 Contêineres e orquestração. 7 Contingência e continuidade de serviços. 8 Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – parte operacional.
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
1 Projeto e desenvolvimento de sistemas em Java, AngularJS, TypeScript, Python e Framework Hibernate. 2 Interoperabilidade de sistemas (APIs), SOA e web services. 3 Controles e testes de segurança para aplicações web. 4 Portais corporativos), JSON (JavaScript Object Notation); padrões HTML, xHTML, XML e CSS. 5 Modelo de acessibilidade do Governo Eletrônico.
ENGENHARIA DE SOFTWARE
1 Fundamentos de engenharia de software: engenharia de requisitos de software, processos de desenvolvimento de software (processo cascata, processo iterativo), projeto de software orientado a objetos, testes e validação. 2 Medição e estimativas de projetos de software: análise de pontos de função, processo de contagem de pontos de função, tipos de função (funções de dados e funções transacionais), fatores de ajuste. 3 Processo de desenvolvimento de software. 3.1 Processo unificado: conceitos gerais do RUP, disciplinas, fases, papéis, atividades, artefatos. 3.2 Processo ágil: conceito, metodologia scrum.
BANCO DE DADOS E GESTÃO DA INFORMAÇÃO
1 Fundamentos: finalidades, níveis de abstração, modelagem de dados, modelagem funcional. 2 Administração de dados: fundamentos, dado, informação, conhecimento e inteligência; modelos de dados; níveis de abstração de modelos de dados; metadados; linguagens de definição e de manipulação de dados; normalização. 3 Administração de banco de dados: fundamentos, sistemas de gerenciamento de banco de dados, organização de arquivos, técnicas de armazenamento, métodos de acesso, tipos de bancos de dados, projeto de bancos de dados. 4 Soluções de suporte à decisão: data warehouse, OLAP, data mining, business inteligence (BI).
1 x de R$56,00 sem juros | Total R$56,00 | |
2 x de R$30,59 | Total R$61,19 | |
3 x de R$20,69 | Total R$62,08 | |
4 x de R$15,68 | Total R$62,71 | |
5 x de R$12,61 | Total R$63,04 | |
6 x de R$10,56 | Total R$63,38 | |
7 x de R$9,07 | Total R$63,50 | |
8 x de R$7,98 | Total R$63,82 | |
9 x de R$7,14 | Total R$64,23 | |
10 x de R$6,45 | Total R$64,46 | |
11 x de R$5,89 | Total R$64,77 | |
12 x de R$5,42 | Total R$64,98 |