Apostila PREFEITURA DE AMAPÁ 2024 - Professor (a) de Educação Infantil e Ensino Fundamental “I”. ESSA APOSTILA, ESTÁ DIRECIONADA AOS CONTEÚDOS PRINCIPAIS COBRADOS NO EDITAL, APOSTILA ATUALIZADA DE ACORDO COM O EDITAL 2024, APOSTILA PERSONALIZADA.
LÍNGUA PORTUGUESA Ortografia Oficial; Interpretação e Compreensão de texto; Acentuação Gráfica; Emprego de letras e divisão silábica; Pontuação; Classes e emprego de palavras; Morfologia; Vozes do Verbo; Emprego de tempo e modo verbais; Alfabeto; Ortografia; Sílaba; Encontros vocálicos e consonantais; Tonicidade; Sinais de pontuação; Acentuação; Sinônimo/antônimo; Sujeito e predicado; Sintaxe do período simples.
CONHECIMENTOS GERAIS 1. Aspectos históricos, culturais e geoeconômicos do Município de Amapá; 2. Informações referentes a temas relacionados aos direitos da criança, à cidadania, geografia, história, meio ambiente e cultura e política.
ATUALIDADES Acontecimentos de caráter social, econômico, político e cultural que foram destaque no Brasil e no mundo nos últimos 3 anos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1. Conhecimentos Pedagógicos Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9.394/96: antecedentes históricos, limites e perspectivas; Gestão e financiamento da educação pública; Tendências e Concepções Pedagógicas; Projeto Politico Pedagógico; Políticas de valorização dos profissionais de educação no Brasil; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica; Educação de Jovens e Adultos e Educação Indígena: legislação, estrutura e organização; Ensino Fundamental: estrutura, organização e Diretrizes Curriculares; Educação Infantil: diretrizes políticas, desafios e implantação das Diretrizes Curriculares; Sistemas Nacionais de Avaliação da Educação 2. Conhecimentos Específicos Objetivos gerais do Ensino Fundamental; O Projeto Político-Pedagógico e os compromissos com a cidadania construída na diversidade: a educação das relações étnico-raciais, as histórias e as culturas afro-brasileira e indígenas, os portadores de necessidades especiais, o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente; Inclusão da diversidade nos diferentes componentes curriculares. Interrelações do currículo formal com o currículo em ação e o currículo oculto; Uso de outros espaços escolares como ambientes de aprendizagem; Planejamento, organização e estratégias de ensino-aprendizagem; Práticas de linguagem oral e escrita; diferentes processos de alfabetização e letramento; uso de gêneros e suportes textuais; Papel da Literatura Infantil; Conteúdos e práticas de Matemática; Habilidades de Língua Portuguesa e de Matemática esperadas ao término dos Anos Iniciais; Conteúdos e práticas de História, Geografia e Ciências, Música e Arte. Conteúdos de vida cidadã/ temas transversais; Papel dos jogos e brincadeiras; O que, por que, como, com que avaliar o aluno dos Anos Iniciais; Relações do 1º ano do Ensino Fundamental com a classe final de Educação Infantil.
1 x de R$90,00 sem juros | Total R$90,00 | |
2 x de R$49,17 | Total R$98,33 | |
3 x de R$33,26 | Total R$99,77 | |
4 x de R$25,20 | Total R$100,79 | |
5 x de R$20,26 | Total R$101,32 | |
6 x de R$16,98 | Total R$101,85 | |
7 x de R$14,58 | Total R$102,05 | |
8 x de R$12,82 | Total R$102,57 | |
9 x de R$11,47 | Total R$103,22 | |
10 x de R$10,36 | Total R$103,60 | |
11 x de R$9,46 | Total R$104,09 | |
12 x de R$8,70 | Total R$104,44 |