Apostila PREFEITURA DE BACURI MA 2024 - SUPERVISOR. ESSA APOSTILA, ESTÁ DIRECIONADA AOS CONTEÚDOS PRINCIPAIS COBRADOS NO EDITAL, APOSTILA ATUALIZADA DE ACORDO COM O EDITAL 2024, APOSTILA PERSONALIZADA.
Língua Portuguesa:
✓ Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; ✓ Tipologia textual; ✓ Domínio da ortografia oficial; ✓ Domínio dos mecanismos de coerência e coesão; ✓ Emprego e reconhecimento das Classes de palavras; ✓ Orações Coordenadas e Subordinadas ✓ Sinais de pontuação ✓ Emprego do sinal indicativo de crase ✓ Concordância Verbal e Nominal ✓ Regência nominal e verbal; ✓ Sintaxe da oração e do período; ✓ Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; ✓ Regras de acentuação; Pontuação; ✓ Figuras e vícios de linguagem; ✓ Figuras de pensamento; ✓ Emprego e Significação das palavras.
Conhecimentos Pedagógicos:
✓ Teorias da Educação ✓ Principais teorias e pensadores da educação (Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, etc.) ✓ Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem ✓ Didática e Metodologia de Ensino ✓ Planejamento e organização do ensino ✓ Estratégias e técnicas de ensino 45 ✓ Avaliação da aprendizagem ✓ Projeto político-pedagógico (PPP) ✓ Legislação Educacional ✓ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ✓ Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ✓ Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) ✓ Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) ✓ Plano Nacional de Educação (PNE) ✓ Currículo e Programas Educacionais ✓ Concepções de currículo ✓ Construção e implementação de currículos ✓ Inclusão e diversidade no currículo escolar ✓ Psicologia da Educação ✓ Psicologia do desenvolvimento ✓ Psicologia da aprendizagem ✓ Motivação e suas implicações na aprendizagem ✓ Tecnologias na Educação ✓ Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino ✓ Ambientes virtuais de aprendizagem ✓ Recursos educacionais digitais ✓ Gestão Escolar ✓ Organização e gestão da escola ✓ Liderança e gestão de pessoas ✓ Planejamento e avaliação institucional ✓ Educação Inclusiva ✓ Políticas e práticas de inclusão escolar ✓ Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE) ✓ Acessibilidade e adaptações curriculares ✓ Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência. ✓ Formação e Valorização do Professor. ✓ Gestão democrática da Educação. ✓ Evolução Histórica da Educação Brasileira. ✓ Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Reflexão crítica sobre a Supervisão Pedagógica; Relação entre Supervisor Pedagógico X Professores; A postura ética na ação educacional do profissional de Supervisão Escolar; Fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem; A integração do trabalho do supervisor escolar com os demais profissionais envolvidos no sistema: a participação do profissional no aperfeiçoamento das equipes escolares; As concepções de aprendizagem e as práticas pedagógicas; Organização e orientação do processo ensino-aprendizagem; Desenvolvimento e aprendizagem: as contribuições de Piaget e de Vygotsky; Planejamento como instrumento das práxis pedagógica: níveis de planejamento; Plano de ensinoaprendizagem: estrutura, seleção, criação, organização dos conteúdos e da metodologia; Relação professor aluno. Os grupos sociais na escola: integração, controle e disciplina; Projeto Educativo: conceito e metodologia de elaboração; Avaliação escolar: finalidade, avaliação x concepção de educação; A didática em diferentes correntes pedagógicas; O professor como sujeito histórico de transformação; A construção do conhecimento x postura do professor; Princípios e fundamentos dos parâmetros curriculares nacionais: objetivos gerais do ensino fundamental, avaliação e orientações didáticas; Gestão democrática da escola como fator de melhoria da qualidade de ensino; A elaboração do currículo e as concepções curriculares; Ética profissional. A democratização da escola: autonomia, autogestão, participação e cidadania; Políticas Educacionais Brasileiras para a Educação Básica; A Legislação Federal e os PCNs. Currículo como construção sócio histórica; Planejamento, execução e avaliação das ações na escola; Acompanhamento do trabalho pedagógico e da avaliação dos alunos; O Cotidiano Escolar: o educador, o educando e suas relações; Direito à educação constituído na legislação brasileira. A identidade profissional do especialista em educação; A ação do pedagogo e o projeto político – pedagógico da escola; As concepções de aprendizagem, currículo e avaliação no contexto escolar; Pedagogia da inclusão; A importância do especialista em educação nos órgãos colegiados; O processo pedagógico: planejamento, desenvolvimento e avaliação; LDB nº 9394/96 de 20/12/1996; Diretrizes Curriculares Nacionais e suas legislações; Resolução CNE/CP Nº 1 de 15/05/2006 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia.
1 x de R$90,00 sem juros | Total R$90,00 | |
2 x de R$49,17 | Total R$98,33 | |
3 x de R$33,26 | Total R$99,77 | |
4 x de R$25,20 | Total R$100,79 | |
5 x de R$20,26 | Total R$101,32 | |
6 x de R$16,98 | Total R$101,85 | |
7 x de R$14,58 | Total R$102,05 | |
8 x de R$12,82 | Total R$102,57 | |
9 x de R$11,47 | Total R$103,22 | |
10 x de R$10,36 | Total R$103,60 | |
11 x de R$9,46 | Total R$104,09 | |
12 x de R$8,70 | Total R$104,44 |