Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Constituição Federal de 1988. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996). Plano Nacional de Educação para o decênio 2014/2024 – ( Lei nº 13.005/2014). Prorrogação do Plano Nacional de Educação (PNE) - Lei 14.934/2024. Documento de implantação da Base Nacional Comum Curricular- Resolução CNE/CP nº2, de 22 de dezembro de 2017. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei nº 13.146/2015.O ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira no ensino fundamental e médio (Lei 10.639/2003 e Lei 11.645/2008). Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
DIDÁTICA
O processo didático e suas dimensões. O planejamento e seus elementos estruturantes e integradores. O planejamento didático, a natureza e objeto de estudo dos diferentes componentes curriculares. A gestão da sala de aula. Os conteúdos escolares e suas tipologias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Habilidades e competências na educação básica. Tendências pedagógicas. O Projeto Pedagógico da escola: fundamentos, princípios, estrutura e elaboração. Metodologias de ensino: enfoques teóricos, diversidade de abordagens e procedimentos. As metodologias ativas. Formas de organização do currículo na educação básica.. A avaliação da aprendizagem: concepções, funções, tipos de avaliação. Instrumentos e técnicas de avaliação. Conselho de classe e a sua função pedagógica. A Comunicação Pedagógica: componentes, funções e tipos.. Plataformas de Aprendizagem Online: Moodle, Google Classroom e outras ferramentas; Recursos Multimídia: Uso de vídeos, podcasts, infográficos e outros recursos visuais e auditivos para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Ferramentas de Colaboração: Google Docs, Trello e Padlet, e como utilizá-los em salade aula; Gamificação: Estratégias para incorporar elementos de jogos no ensino; Avaliação Digital: Métodos e ferramentas para realizar avaliações online, como quizzes e testes interativos, além de como interpretar os dados gerados. Inclusão Digital. Educação Híbrida. Segurança Digital: Importância da segurança online e como educar os alunos sobre o uso responsável da tecnologia.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Arte. Ensino de arte no currículo escolar. Aspectos históricos do ensino de Arte no Brasil. A legislação brasileira referente ao ensino de Arte na educação básica. Componente curricular Arte no Ensino Fundamental. Dimensões do conhecimento. Competências Específicas de Arte para o Ensino Fundamental. Arte no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais). Unidades Temáticas; Objetos de conhecimento e habilidades. Arte na educação infantil. Arte integrada. História do Teatro da Antiguidade até a Contemporaneidade; História do teatro Brasileiro. O Teatro Paraibano e as práticas de artistas e grupos teatrais da atualidade e suas relações com as manifestações populares paraibanas. Estéticas Teatrais: Teatro Dramático; Teatro Épico; Teatro do Absurdo; Teatro Negro; Teatro de Rua; Teatro de Formas Animadas; Teatro do Oprimido; Teatro Performativo; Teatro Documentário. Os (as) encenadores (as), suas estéticas e seus processos artísticos ou artístico pedagógicos de criação. Constantin Stanislavski e o Sistema; Bertold Brecht e o Teatro Épico; Jerzy Grotowski e o Teatro Pobre; Peter Brook, o Teatro e seu Espaço; Jacques Lecoq e o Corpo Poético; Viola Spolin e o Jogo Teatral, Anne Bogart e os Viewpoints; Abdias do Nascimento e o Teatro Experimental do Negro; Augusto Boal e o Teatro de Arena; Antunes Filho e o Centro de Pesquisas Teatrais; José Celso Martinez Correa e o Teatro Oficina. Teatro, inclusão e diversidade cultural, relações étnico-raciais, religiosas e de gênero, inclusão de pessoas com deficiência; estratégias de planejamento e avaliação para um ensino inclusivo de música. Teatro e tecnologia.O teatro para crianças.
1 x de R$72,00 sem juros | Total R$72,00 | |
2 x de R$39,33 | Total R$78,67 | |
3 x de R$26,61 | Total R$79,82 | |
4 x de R$20,16 | Total R$80,63 | |
5 x de R$16,21 | Total R$81,06 | |
6 x de R$13,58 | Total R$81,48 | |
7 x de R$11,66 | Total R$81,64 | |
8 x de R$10,26 | Total R$82,06 | |
9 x de R$9,18 | Total R$82,58 | |
10 x de R$8,29 | Total R$82,88 | |
11 x de R$7,57 | Total R$83,28 | |
12 x de R$6,96 | Total R$83,55 |