LÍNGUA PORTUGUESA
1. Organização do texto: 1.1. Propósito comunicativo; 1.2. Tipos de texto (dialogal, descritivo, narrativo, injuntivo, explicativo e argumentativo); 1.3. Gêneros discursivos; 1.4. Mecanismos coesivos; 1.5. Fatores de coerência textual; 1.6. Progressão temática; 1.7. Paragrafação; 1.8. Citação do discurso alheio; 1.9. Informações implícitas; 1.10. Linguagem denotativa e linguagem conotativa. 2. Conhecimento linguístico: 2.1. Variação linguística; 2.2. Classes de palavras: usos e adequações; 2.3. Convenções da norma padrão (no âmbito da concordância, da regência, da ortografia e da acentuação gráfica); 2.4. Organização do período simples e do período composto; 2.5. Pontuação; 2.6. Relações semânticas entre palavras (sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia).
LEGISLAÇÃO
1. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 – Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais; 2. Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999 – Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal; 3. Estatuto da UFRN; 4. Código de Conduta dos agentes públicos e estudantes da UFRN; 5. Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN 2020-2029.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. Perspectivas históricas e conceituais da educação e da educação superior. Tendências Pedagógicas. A Educação no século XXI. Perspectivas e desafios. A função social da universidade. A Educação Superior e a formação profissional. Legislação Educacional: LDB 9.394/1996 e seus dispositivos legais complementares. Políticas Públicas para a Educação Superior. Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Superior. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Evolução histórica da Pedagogia. 1.1. Regimento Geral da UFRN, publicado no Boletim de Serviço nº 036, de 29 de agosto de 2002, e atualizado pelas seguintes resoluções do CONSUNI: Resolução nº 07/2002 (16 de agosto de 2002); Resolução nº 13/2008 (01 de dezembro de 2008); Resolução nº 002/2011 (18 de abril de 2011); Resolução nº 022/2015 (25 de novembro de 2015); e Resolução nº 009/2018 (13 de agosto de 2018). 1.2. Resolução nº 008/2022 – CONSEPE, de 21 de junho de 2022, que dispõe sobre o regulamento geral dos Programas e Cursos de PósGraduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 1.3. Resolução nº 016/2023-CONSEPE, de 04 de julho de 2023, que atualiza o Regulamento dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. 1.4. Resolução Conjunta nº 002/2022 – CONSEPE/CONSAD, de 10 de maio de 2022, que atualiza a Política de Inclusão e Acessibilidade para as Pessoas com Necessidades Específicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. 2. Pedagogia. Identidade da Pedagogia. Objeto de estudo. Relações com outros campos disciplinares. A formação inicial do Pedagogo. A reflexão, a crítica e a pesquisa no trabalho do pedagogo. As funções do pedagogo. Organização do trabalho pedagógico em espaços escolares e não escolares. O pedagogo e suas relações com as famílias, a comunidade escolar e as associações vinculadas à escola. O apoio pedagógico aos professores. A elaboração e o gerenciamento de Projetos Educacionais, de Ensino, de Extensão e de Pesquisa. 3. Os processos didáticos e pedagógicos na formação profissional, na UFRN. Didática e Pedagogia. Teorias e metodologias da formação profissional. O Projeto Pedagógico de cursos de graduação. Fundamentos, princípios, estrutura, elaboração, acompanhamento e avaliação. O Currículo Escolar. Teorias do Currículo. Formas de organização do currículo. O ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento profissional. Fundamentos psicológicos, sociológicos, antropológicos, políticos, filosóficos e da neurociência. Motivação para a aprendizagem. Objetivos/conteúdos da formação profissional e suas relações. Significado e formalização dos objetivos da formação profissional. 4. Os conteúdos da formação profissional. Tipologia: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Formação de conceitos científicos, de habilidades e de competências profissionais. Seleção e organização dos conteúdos da formação. Formas de interação e de integração entre saberes e disciplinas. Contextualização e aprendizagem. Métodos: enfoques teórico e metodológico. Aulas expositivas com base na pedagogia tradicional e na aprendizagem significativa. Trabalhos em grupo e colaborativos. Métodos de projetos. O método de solução de problemas da atividade profissional. Metodologias ativas na educação superior. O método e a questão da criatividade. Metacognição e aprender a aprender. Desenvolvimento da autonomia e da crítica dos estudantes. Formação de atitudes e valores da atividade profissional. A disciplina dos estudantes na universidade. Os espaços não formais e a aprendizagem. Recursos didáticos. As novas tecnologias da comunicação e da informação e o ensino. O estágio e a pesquisa na formação inicial. A avaliação da aprendizagem e a avaliação institucional. Funções e tipos de avaliação. Elaboração de instrumentos de avaliação. O Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAES). A autorregulação da aprendizagem. 5. O planejamento institucional. O planejamento de atividades de ensino, de extensão e de pesquisa. Elaboração de projetos. 6. A Comunicação Pedagógica. A Comunicação como sistema: componentes e funções. Tipos de Comunicação Pedagógica. Fatores que influenciam a Comunicação Pedagógica. Métodos e Técnicas de Comunicação Pedagógica. Relações interpessoais. A criatividade e a inovação pedagógica: definições, práticas no contexto da educação escolar. A Socialização no contexto escolar. O uso das novas tecnologias na comunicação pedagógica. 7. Educação a Distância. Fundamentos. Organização e desenvolvimento do currículo. Ensino remoto. As novas tecnologias e a educação a distância. 8. Política da Educação Especial na perspectiva de Educação Inclusiva. A política da UFRN para o atendimento a estudantes com necessidades educacionais especiais. Estudantes com deficiência intelectual, deficiência física, com transtornos globais de desenvolvimento, com deficiências sensoriais/perceptuais e com altas habilidades/superdotação. Características e atendimento pedagógico a estudantes com deficiências. Currículo e inclusão de estudantes com deficiências no Ensino Superior. Orientações pedagógicas para atividades com estudantes com necessidades educacionais especiais. A questão da acessibilidade. 9. A pesquisa e a extensão na Universidade. Funções, organização e funcionamento da pós-graduação e da extensão universitária na UFRN. Projetos de extensão e de ensino. A pesquisa como recurso da atividade profissional. 10. Sucesso/insucesso na Educação Superior. A evasão estudantil na Universidade. Fatores que influenciam a evasão e ações para diminuíla nesse contexto. O tempo e o espaço na formação profissional. A atividade de estudo. 11. A aprendizagem do professor como adulto. Competências e habilidades docentes. A formação continuada de professores. Modelos e estratégias de formação de professores. Conhecimentos e Saberes docentes. Profissionalização Docente, Desenvolvimento Profissional e Identidade Profissional. A Pesquisa Educacional: natureza, fundamentos, tipologias, metodologia, métodos e técnicas de pesquisa e de tratamento de dados. O Projeto de Investigação. A reflexão, a crítica e a pesquisa na prática e na formação docente. 12. Orientação pedagógica a estudantes e professores na UFRN. Acompanhamento e apoio pedagógico.
1 x de R$72,00 sem juros | Total R$72,00 | |
2 x de R$39,33 | Total R$78,67 | |
3 x de R$26,61 | Total R$79,82 | |
4 x de R$20,16 | Total R$80,63 | |
5 x de R$16,21 | Total R$81,06 | |
6 x de R$13,58 | Total R$81,48 | |
7 x de R$11,66 | Total R$81,64 | |
8 x de R$10,26 | Total R$82,06 | |
9 x de R$9,18 | Total R$82,58 | |
10 x de R$8,29 | Total R$82,88 | |
11 x de R$7,57 | Total R$83,28 | |
12 x de R$6,96 | Total R$83,55 |